top of page

Marie Curie: A Primeira Pessoa a Receber Dois Prêmios Nobel

 

Conheça a história da cientista polonesa considerada a “mãe da radiação”, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel e a única a ganhá-lo duas vezes em áreas distintas, sendo também a primeira professora mulher na Universidade de Sorbonne, na França, Marie Curie.



Marie Curie segurando balão volumétrico e tubos de ensaio em seu laboratório.


Quem é

Marie Curie, nascida Maria Skłodowska, é uma das figuras mais proeminentes da história da ciência. Nascida em Varsóvia, Polônia, em 1867, Curie superou adversidades e desafios para se tornar uma das cientistas mais renomadas do mundo, recebendo dois Prêmios Nobel em campos distintos da física e da química.

Desde jovem, Curie mostrou grande interesse em aprender e explorar o mundo da ciência, apesar das restrições enfrentadas pelas mulheres na época, onde as mulheres eram formalmente proibidas de estudar e exercer a profissão acadêmica. Após se mudar para Paris para estudar na Universidade de Sorbonne, ela conheceu Pierre Curie, um dos professores de física da instituição, com quem se casou e iniciou uma colaboração científica que mudaria a história.


Prêmios Nobel: Física e Química

Ambos partilharam do prêmio Nobel de Física por seus estudos avançados em radioatividade, nos quais Marie, com a ajuda do marido, deu continuidade às pesquisas iniciais de Henri Becquerel sobre óxido de urânio, provando que o mineral era capaz de eliminar a radiação acumulada nos átomos.

No ano de 1898, Marie e Pierre também fizeram a descoberta de dois novos elementos químicos batizados como Polônio, em homenagem ao país de origem de Marie, e Rádio, proveniente da palavra latina raio. Ao total, até o ano de 1902, o casal publicou mais de 30 artigos científicos, dentre os quais a descoberta inédita de que células doentes formadoras de tumores podiam ser combatidas por meio da exposição ao recém descoberto elemento rádio.

Em junho de 1903, convidados para discursarem em Londres sobre suas descobertas, Marie se deparou mais uma vez com os obstáculos do machismo na comunidade acadêmica, tendo sido impedida de falar por ser mulher. Seu marido acabou por discursar e expor as pesquisas de ambos, sozinho. No ano de 1906, após a trágica morte do marido por atropelamento, Marie Curie recebeu uma oferta para a vaga de professora na Universidade de Paris, onde teria também o próprio laboratório, tornando-se a primeira mulher da história a lecionar naquela instituição. Em 1910, conseguiu finalmente isolar o elemento rádio de outros compostos, sendo premiada com o Nobel em química no ano seguinte tanto pela descoberta deste elemento, como também do polônio, tornando- se a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel.


Legado

Além das contribuições científicas, Marie Curie também teve um grande impacto social no que diz respeito ao espaço e reconhecimento das mulheres em diversos campos de trabalho, sendo considerada uma precursora dos movimentos feministas de emancipação e direitos do sexo feminino. Devido à sua devoção total à ciência, o que a levou a doar grande parte de sua fortuna para instituições científicas e a recusar diversos prêmios e medalhas, Marie Curie foi apontada por Einstein como provavelmente a única pessoa que não poderia ser corrompida pela fama.



Marie Curie segurando balão volumétrico e analisando o conteúdo interno em seu laboratório.


Ao nos inspirarmos na determinação e na dedicação de Marie Curie, reconhecemos e celebramos o trabalho de nossos professores particulares da Class4U, que, assim como Curie, são verdadeiros agentes de mudança e progresso em suas comunidades educacionais.

DEIXE OS ARTIGOS IREM ATÉ VOCÊ

Obrigado por se inscrever!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

© 2020 *LPHANT INFORMAÇÃO DIGITAL*

bottom of page